Diário de ensaios e desenvolvimento do “Processo de Estudo para Fados e Afins”
Nesta nova publicação relato dois dias, o primeiro com ensaio na Cia. Balagan e o segundo com a primeira aula de corpo com o grupo de estudos sobre a preparação para cena, em Fados.
➤ Dia 13/10/2016 (Quinta-feira)
Ensaio com Maria Thais, na Cia Balagan, com a presença de Cláudio e Murilo. Fiz um corrido com o material levantado.
Conversando com Murilo, sobre dramaturgia, depois da apresentação das cenas, para elaboração do roteiro.
➤ Dia 14/10/2016 (Sexta-feira)
Primeiro encontro teórico-prático de trabalho sobre a preparação do corpo para cena, em Fados.
Na foto, os integrantes do grupo: Ferando Pernambuco, Gionana, Josie Berezin,Bárbara Dasb,Luciano e outros.
imagens de Cláudio Gimenez
Roteiro da aula:
Conversa sobre o que é Eutonia: significado da palavra, origens do termo; história da criadora Gerda Alexander.
Tentativas de relacionar a Eutonia e artes marciais chinesas.
O Tai Ji e o aspecto anatômico dos pés, que serão o foco de nosso trabalho.
O pisar;
Objeto auxiliar; bambu;
Questões sobre os pés de cada um dos integrantes da conversa.
Ponto dos rins: fonte borbulhante; respiração dos sábios;
Corpos no corpo- corpo de chi; de fluidos; de ossos; corpo de cada tecido.
(40 minutos)
Parte Prática:
1. Caminhar, observando a pisada, o espaço, a respiração;
2. Parar no lugar escolhido, aquecer as mãos e tocar todo o corpo ate sentar-se.
3. Tocar os pés e as pernas, até ficarem deitados;
4. Observação dos pontos de apoio;
5. Espreguiçamentos
6. Aquecer as mãos novamente e tocar o lado esquerdo do corpo da cabeça aos pés;
Comparar com o lado não tocado;
7. Tocar todo corpo do outro lado, começando pelo tronco;
Comparar- observar;
8. Trabalhar com percussões com o bambu por todo o corpo, isolando os dois lados e observando caminhos diferentes para cada lado;
Apoiar os pés no chão e toca-los com as mãos – entrelaçar os dedos das mãos nos pés; Segurar as pernas e fazer rotações com os pés; Empurrar para cima e flexionar;
Segurar as duas tíbias e rolar para um lado e outro; preparar a sequência de subida para a vertical, enfatizando movimento espiralado;
De pé, utilizar os bambus para pisar sobre eles;
Caminhar pela sala para verificar diferenças no caminhar para frente e para trás;
(90 minutos)
Intervalo (quinze minutos)
Retorno ao trabalho com a sequência das 9 Dobras do Tai Ji Quan.
Passos do Tai Ji
Tai Ji, a dois – espaço para improvisações dirigidas; utilizar música; fados, talvez.
Fechamento
Cinco minutos para troca de impressões